Contacta-nos: +351 96 845 10 55

Como Descobrir Excelentes Keywords Sem Recorrer a Ferramentas

in SEO
como-descobrir-seo-keywords

No Mundo do SEO há sempre perguntas como esta:

"Qual é a ferramenta que utilizam para descobrir keywords?"

ou então:

"Qual é a melhor ferramenta para encontrar palavras chave"

Quem já "molhou os pés" na optimização de websites para motores de busca, sabe que a pesquisa das melhores palavras chave é um dos grandes pilares do SEO. E para esta pesquisa MUITO contribuem as várias ferramentas que existem no mercado.

No entanto há uma "ferramenta" - e talvez a grande ferramenta - que raramente vejo ser referida. Não sei se por falta de uso, se por desatenção, ou se por "segredo".

Estou a falar, está claro, do próprio Google - e não, não estou a falar do keyword planner - estou a falar mesmo do motor de busca.

Porque quando o tópico é a pesquisa de palavras chave, há sempre quem fale do SEMRush, Ahrefs, KeywordTool,io, Keyword Planner, Ubersuggest blablabla

E não me entendam mal, com isto não estou a tirar o valor a todas essas ferramentas que existem no mercado, que também utilizo e me são muito úteis.

Mas.... então e o Google?

Barato (grátis), directamente da fonte e tão simples que é de desconfiar.

Qual é o método? As belas "Pesquisas Relacionadas"

Ora vejamos, quando eu pesquiso no google.pt por "como ter um pensamento positivo", no fim da página, depois dos top 10 orgânicos, aparecem as Pesquisas Relacionadas:

descobrir keywords exemplo 1
Se eu carregar no termo "pensamento positivo atrai", vai dar-nos ideias de palavras-chave completamente diferentes, mas relacionadas com o primeiro tópico que pesquisamos,
descobrir keywords exemplo 2
Se continuarmos a aprofundar, vai dar-nos ainda mais termos de pesquisa relacionados, agora, com a keyword "pensamento positivo atrai". Mas se voltassemos atrás e escolhessemos outro termo, como por exemplo "como exercitar a mente positiva" o mesmo ia acontecer, com termos diferentes:
descobrir keywords exemplo 3

Quanto mais aprofundarmos estas pesquisas, mais termos irão ser-nos sugeridos PELO GOOGLE ou seja, directamente da fonte!

E melhor ainda.....

Todos estes termos de pesquisa são "keywords" que são mesmo pesquisados por pessoas, e que foram pesquisados vezes suficientes para que o google as aceitasse e reconhecesse como keywords a serem sugeridas em determinado tópico.

Para os interessados, fica esta "pequena" dica :)

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *