Contacta-nos: +351 96 845 10 55
o que é e como funciona copywriting

O Que é… e Como Funciona O Copywriting?

Lembras-te do último filme que te fez esquecer o mundo ao teu redor?

Aquele filme que te absorveu tanto que… por momentos… nada mais existia à tua volta?

A última vez que isso me aconteceu foi a ver o Fences, protagonizado pelo Denzel Washington e pela Viola Davis.

Eu já sabia que o filme ía ser brutal… mas nunca pensei que chegasse àquele ponto.

Há uma discussão entre os dois que é tão credível… que eu próprio me senti constrangido por estar a assistir. Foi como se estivesse a mais… no meio de uma discussão entre um casal verdadeiro… queria ausentar-me e dar-lhes privacidade…

E sabes o que é mais curioso?

É que o filme consiste basicamente num cenário e diálogos entre 3 ou 4 personagens…

…mas é mais do que suficiente para ser brilhante.

Agora… o que é que isto tem a ver com Copywriting?

Vais perceber que tem tudo a ver…

Porque a primeira grande batalha de um copywriter é conquistar a atenção do seu leitor

… envolvê-lo nas suas palavras e abrir espaço para que a magia da comunicação e da persuasão faça o seu trabalho.

Mas não nos adiantemos…

Se queres realmente compreender o que é e como funciona o copywriting… lê este artigo até ao fim, porque nele vou explicar-te tudo o que precisas de saber.

O Poeta Que Mudou a Vida de Um Pedinte

Reza a história que o poeta francês Jacques Prevert um dia viu um pedinte com um cartaz que dizia:

“Homem cego sem pensão”.

Aproximou-se do pedinte e perguntou-lhe como estavam a correr as coisas, ao que ele lhe respondeu:

“Muito mal. As pessoas passam e não deixam nada no meu chapéu”.

Então Prevert pediu-lhe licença e alterou o que estava escrito no cartaz…

Uns dias mais tarde, encontrou-o de novo e fez-lhe a mesma pergunta… mas desta vez a resposta foi diferente…

“Fantástico! O meu chapéu enche 3 vezes ao dia!”

E aqui começa o dilema…

Como é que um poeta pode mudar completamente a vida de um pedinte… e fazê-lo ganhar mais dinheiro do que alguma vez ganhou… sem lhe dar uma única moeda?

A resposta é simples…

Com o dom da comunicação.

Prevert utilizou o poder das palavras para persuadir as pessoas a ajudarem um homem que até então ignoravam, como se ele não existisse.

E não é preciso nada de extravagante…

Por vezes simples palavras têm um impacto monumental.

Neste caso, em vez da frase antiga – “Homem cego sem pensão”…

…o poeta escreveu:

“A Primavera está a chegar, mas eu não a vou ver”.

E foi por isso que o seu chapéu começou a encher 3 vezes ao dia.

Notas a diferença?

o que é copywriting

O Que É Copywriting?

A definição tradicional diz que é a “venda em formato impresso”

Ou seja, tradicionalmente um copywriter é alguém que vende através da sua escrita…

É uma boa definição… mas tem um problema…

Está ultrapassada.

Porque quando os copywriters da velha guarda inventaram essa definição, os formatos eram limitados à publicidade impressa, direct mail, e pouco mais…

Mas hoje em dia existem muitas outras formas de comunicação escrita.

Existem redes sociais, websites, blogs, emails etc…

E novos tempos exigem novas definições

A American Writers & Artists Inc. define copywriting como o processo de escrever material promocional, como brochuras, painéis publicitários, websites, emails, anúncios, catálogos etc…

… com o objectivo de levar o leitor a agir. E essa ação pode ser comprar, subscrever ou simplesmente interagir com um produto, serviço ou marca.

Já não se trata só de vender… trata-se de motivar uma acção.

Outra definição que eu também gosto é dada pelo empresário Dan Lok.

Diz que:

“Copywriting é utilizar a palavra escrita para iniciar, potenciar ou prolongar uma relação com um cliente… que inclui vendas”.

Ou seja, mais do que vender ou motivar uma acção… trata-se de iniciar e manter o relacionamento com um cliente… através da escrita.

Mas há uma coisa que eu quero deixar bem clara, antes de avançar para o próximo ponto.

Copywriting é completamente diferente de escrita editorial, informativa… ou criativa.

Porque no fim, vai muito além da pura informação ou entretenimento… tem sempre um objectivo… que é… em última instância… vender.

Mas Como Funciona?

Copywriting tem tanto de simples como de complexo…

É tanto uma arte como uma ciência…

Feitas as contas, é apenas comunicação escrita, que utiliza métodos e técnicas de persuasão, testadas e comprovadas, ao mesmo tempo que exige criatividade.

Funciona pela capacidade de escrever, estruturar e transmitir uma mensagem, com o objectivo de motivar o leitor a agir.

Só que em vez de escreveres de improviso – sem saberes o quê, nem porquê – o copywriting dá-te competência para tornares os teus textos (copy) mais influentes e persuasivos…

E dessa forma aumentas a probabilidade de teres sucesso…

Um Apontamento Final Sobre Copywriting e o Poder das Palavras

Eu comecei o meu trajecto pela escrita de conteúdo informativo… sem fazer ideia do que era um copywriter.

Mas assim que comecei a estudar esta disciplina… a minha comunicação e abordagem ao marketing mudou completamente.

Para dizer a verdade…

…nenhuma disciplina foi tão importante para eu melhorar enquanto marketer como foi o copywriting

E sabes porquê?

Porque no centro do teu marketing está a tua mensagem…

…e o teu sucesso depende da capacidade de passares a tua mensagem.

O copywriting explica-te como fazê-lo de forma persuasiva, como comunicar com o teu público e levá-lo a agir.

Essa pode ser a diferença entre ser um pedinte que não faz dinheiro, ou um pedinte que enche o chapéu com esmola, 3 vezes ao dia.

E é por isso que eu gosto da definição de Dan Lok…

…porque percebi que esta skill se aplica a qualquer situação onde a escrita é fundamental para passar uma mensagem.

Artigos, emails, guiões de video, posts nas redes sociais, websites etc…

Até mesmo em simples conversas com amigos…

Porque no fim… o que pretendes é passar uma mensagem…

… e é isso que o copywriting te ajuda a fazer.

Atrevo-me a dizer que pode bem ser a competência mais importante que vais aprender na tua vida… se assim quiseres…

Boa sorte!

Blog Headline: O Que É e Como Funciona o Copywriting? Blog Description: Descobre o que é e como funciona o Copywriting, neste artigo que te mostra como as palavras têm o poder para mudar o mundo.

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *